Implantar Novo Software

Dicas para implantar novo software em  uma equipe

Formar novos hábitos em sua equipe pode ser difícil, e a implantação de um novo software, certamente precisará formar um novo hábito. O incrível software que você encontrou parece resolver a metade de seus problemas, mas os membros da equipe são lentos para se adaptar a novas ferramentas. Muitas vezes o que acontece é, após duas semanas de uma nova implantação, você ser a única pessoa a usar o novo software.

O que pode estar errado?

Estes são os 05 erros mais comuns e as melhores dicas sobre como evitá-los:

1-   Anuncie suas intenções.

O que você está tentando alcançar com esta nova peça de software? A maioria dos gerentes pensa que é óbvio, especialmente quando a equipe é pequena. Mas, se mesmo casais que já estão juntos há muitos anos, vez por outra interpretam de forma errada as intenções uns dos outros, é mais do que provável que o mesmo aconteça com as equipes. Quando um novo software é adotado, não é raro que as pessoas de vendas pensem que ele foi implementado para rastreá-los e controlá-los e não para ajudá-los.

2-   Seja claro que usar o novo software não é opcional.

É uma dessas coisas “tudo ou nada”. É preciso apenas uma pessoa que não preencha os atendimentos para fazer os outros pensarem que é tranquilo saltar uma venda ou duas. E este comportamento se espalha como um incêndio. Lembre-se, estamos falando sobre a formação de um hábito, de modo que, especialmente nas primeiras semanas, você precisa ser muito claro sobre o que deseja que as pessoas façam. Além disso, dar feedback imediatamente ajuda. Tenha em mente que as pessoas deverão entender o quão sério você está falando sobre a execução da rotina e que dessa mudança não há “volta”.

3-   Decida e comunique quando e como os membros da equipe devem começar a usar a nova ferramenta. 

Explique como você espera que o software seja utilizado. Como serão as rotinas de reuniões e outras. Quanto mais corretamente o software é usado, melhor a qualidade dos resultados que ele apresentará.

4-   Combine com a equipe a data exata quando ocorrerá o “lançamento do software”. 

Geralmente é uma boa ideia ter um período de adaptação para que todos possam se familiarizar com a nova ferramenta. Se você não combinar uma data, pode acontecer de alguns membros da equipe quererem esperar até o último momento para executar os novos procedimentos. Os que já estão executando  percebem que eles são os únicos “bobos” e podem decidir parar.

5-   Compartilhe as informações disponíveis no software. 

Uma coisa que a maioria dos vendedores acham realmente frustrante é estar sendo convidado a fazer algo que não parece ter um resultado claro (para si). Quanto mais você compartilhar os relatórios e resultados gerados pelo software, mais provas você fornece que o que você pede às pessoas para fazer é necessário. 

Revisando, implantar o Hubble System ou qualquer outro software novo, diz respeito essencialmente sobre a formação de novos hábitos e o processo deve ser tratado de acordo. Isso exige que todos, mas especialmente o líder, façam um esforço consciente para usar o software como no piloto automático. Dizem que o tempo para criar um novo hábito é de pelo menos 30 dias. Certifique-se de dar o melhor de si ao exercer sua liderança durante esse período.